Atendimento em caso de parada cardio-respiratória

O atendimento em caso de parada cardio-respiratória tem como principal objetivo o suporte básico de vida, ou seja, manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano, durante o tempo que se espera por atendimento médico.

A seguir, são apresentados passos para uma ressuscitação cardio-respiratória, muito importante para o atendimento em caso de parada cardio-respiratória.

1. Deite a vítima em uma superfície dura com a barriga para cima.

2. Incline a cabeça da vítima e tracione o queixo para trás. A extensão da cabeça, permite a elevação da mandíbula permitindo que o ar passe livremente.

3. Caso haja uma pessoa socorrendo a vítima, deve-se fazer dois movimentos respiratórios e após quinze compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Caso haja duas pessoas socorrendo deve-se realizar um movimento respiratório para cada cinco compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Não pare a ressuscitação, mantenha o ritmo até a chegada do socorro ou até a recuperação dos movimentos cardíacos e respiratórios espontâneos.

Movimentos respiratórios: puxe bastante ar e cole a sua boca na boca da vítima e insufle, até que haja elevação do tórax. As narinas da vítima devem ser fechadas com os dedos polegar e indicador, para evitar a saída do ar que está sendo insuflado.

Compressões cardíacas: ache o local da massagem cardíaca externa. O local da massagem cardíaco externa é achado colocando a mão dois dedos acima do Apêndice Xifóide. As mãos devem ser sobrepostas, dedos entrelaçados e somente uma das mãos em contato com o osso Esterno. As compressões fazem com que o sangue circule, substituindo assim o trabalho que seria feito pelo coração.

Pesquisas comprovam que pacientes que receberam a ressuscitação cardio-respiratória, ao sofrerem uma parada cardio-respiratória, possuem uma maior taxa de sobrevivência, pois a ressuscitação garante a manutenção da respiração e circulação da vítima até o atendimento médico.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar Dicas de Saúde

  ©Siga a Saúde - Dicas de Saúde, Bem Estar, Qualidade de Vida, Saúde da Família - Todos os direitos reservados.

Topo